Balneário Camboriú registra quase 200 mm de chuva em 24 horas e decreta estado de emergência

Nas últimas 24 horas, Balneário Camboriú acumulou 197,8 mm de chuva, ultrapassando a média esperada para o mês de janeiro, que era de 215 mm. Até agora, já foram registrados 236,2 mm no mês, colocando o município em alerta máximo. A alta concentração de chuva em tão pouco tempo causou alagamentos, deslizamentos e interdições em várias regiões da cidade.

Diante do cenário crítico, a prefeita Juliana Pavan decretou estado de emergência, mobilizando a Defesa Civil para implementar o Plano Emergencial de Respostas aos Desastres. O GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) também foi acionado, e equipes das Secretarias de Obras, Saúde e Segurança Pública estão atuando em força-tarefa para atender à população.

“É um momento preocupante, onde todos fomos pegos de surpresa pelas chuvas torrenciais. Nossa prioridade agora é focar nas pessoas, garantir a segurança e reconstruir a cidade, principalmente nos bairros mais afetados”, destacou a prefeita Juliana Pavan.

Alerta máximo e áreas de risco

O município encontra-se em alerta roxo para deslizamentos, o mais alto na escala de risco. Equipes da Defesa Civil estão monitorando as 42 áreas de risco do município e reforçando as orientações para a população.

“Tivemos chuvas equivalentes ao nível de alerta vermelho, uma quantidade inesperada em tão pouco tempo”, explicou Jhully Karla Martins, coordenadora de Prevenção ao Desastre.

Abrigos temporários e doações

A Secretaria de Assistência Social abriu três abrigos emergenciais para atender moradores desalojados:

  • Centro de Treinamento Comunitário (Rua Itália, nº 1.059 – Região Norte)
  • Centro Comunitário da Barra (Rua Manoel Athanázio Corrêa – Região Sul)
  • NEI Sementes do Amanhã (Rua Angelina, nº 595 – Bairro dos Municípios)

Os locais também funcionam como pontos de coleta para doações. Duas famílias já estão abrigadas.

Serviços afetados

Saúde

Atendimentos em várias unidades de saúde foram suspensos, incluindo UBSs de bairros como Barra, Nações, Estados e Nova Esperança, além do Ambulatório de Especialidade Médica e outros serviços. Pacientes podem solicitar assistência pelo BC + Saúde (0800 888 6556).

Educação

Pelo menos 14 unidades escolares foram atingidas, incluindo alagamentos e infiltrações. O atendimento no Polo de Férias também foi suspenso.

Outros setores

  • Fundação Cultural: Alagamentos no Teatro Municipal Bruno Nitz, Galeria de Arte e outros prédios.
  • Secretaria do Meio Ambiente: Atendimento suspenso e visitação ao Parque Raimundo Gonçalez Malta interrompida.
  • Paço Municipal: Servidores dispensados, exceto os de áreas essenciais.

Orientações à população

A Prefeitura reforça que os moradores devem evitar deslocamentos e seguir as orientações de segurança. Para emergências, os números disponíveis são:

  • Defesa Civil: 153 ou 199
  • Bombeiros: 193
  • Resgate de animais: 153

O município segue monitorando a situação e mobilizando recursos para minimizar os impactos das chuvas. Acompanhe os canais oficiais para atualizações.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.