Boletos do IPTU 2025 já estão disponíveis em Balneário Camboriú
Boletos do IPTU 2025 já estão disponíveis em Balneário Camboriú
A partir desta segunda-feira (20), os contribuintes de Balneário Camboriú podem acessar os boletos do IPTU 2025. As guias estão disponíveis no site da Prefeitura (www.bc.sc.gov.br) e no aplicativo Cidade Pública, permitindo maior praticidade no acesso.
Para quem não possui acesso à internet, a Secretaria da Fazenda disponibiliza atendimento presencial para impressão dos boletos no Paço Municipal (Rua Dinamarca, 320, Bairro das Nações) e na Subprefeitura da Região Sul – Casa Linhares (Rua Emanoel Rebelo dos Santos, 1079, Bairro da Barra). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
Reajuste e descontos
O IPTU 2025 sofreu um reajuste de 4,76%, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) de novembro de 2023 a outubro de 2024.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão descontos:
- 10% de desconto para pagamento até 26 de fevereiro;
- 5% de desconto para pagamento até 28 de março.
Já quem preferir o parcelamento poderá dividir o valor em 11 parcelas iguais, com vencimentos a partir de 26 de fevereiro e os demais pagamentos sempre no dia 15 de cada mês.
Projeção de arrecadação
O IPTU é a principal fonte de receita própria do município e representou 35% da arrecadação em 2024. Este ano, a Secretaria da Fazenda espera arrecadar R$ 245,25 milhões, um aumento em relação aos R$ 233,4 milhões arrecadados no ano passado.
Como acessar os boletos?
Pelo site da Prefeitura:
- Acesse o site https://www.bc.sc.gov.br;
- Entre na seção Serviços;
- Clique em Cidadão e selecione IPTU 2025;
- Insira o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e escolha a forma de pagamento (cota única com desconto ou parcelamento).
Pelo aplicativo Cidade Pública:
- Baixe o aplicativo no celular:
- No primeiro acesso, selecione Balneário Camboriú e crie uma conta;
- Confirme o cadastro via SMS e faça o login;
- Acesse o campo Cidadão e gere as guias do IPTU, com opções para copiar o código de barras ou compartilhar por WhatsApp ou e-mail.
Para mais informações sobre o IPTU 2025, consulte o Decreto nº 11.963/2024, disponível no site da Prefeitura.