IPTU: Tudo Sobre

Quem compra ou aluga um imóvel sabe que, além dos custos de manutenção da casa ou apartamento, há uma taxa que deve ser paga religiosamente: a do Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana ou IPTU. Anualmente, a taxa deve ser paga para as prefeituras. Em alguns casos, o IPTU pode ser parcelado em até 12 vezes.

IPTU

Mas o que é IPTU?

O IPTU é uma taxa que deve ser paga pelo dono do imóvel ou, em alguns casos, pela pessoa que aluga o imóvel. No caso de um aluguel, locador e locatário costumam entrar em acordo sobre quem faz o pagamento do tributo.

Como funciona o cálculo do IPTU

Nem todos os moradores de imóveis pagam o mesmo valor pelo IPTU. Ele é calculado de acordo com o valor da casa ou apartamento. Ou seja, quanto mais cara for a casa ou apartamento, maior é o valor pago para IPTU. Outra variável do valor a ser pago no imposto é a própria taxação por município. Como o valor do IPTU é definido por lei municipal, ele pode variar de cidade para cidade.

Normalmente, o IPTU chega via correio. Porém, é possível fazer a emissão de 2ª via do IPTU e verificar os débitos de tributos municipais via internet. O procedimento é muito útil para alguns casos. Digamos que você tenha que pagar o IPTU de uma casa de temporada e não está na cidade. É só acessar o site da prefeitura da cidade e tirar a 2ª via do IPTU.

Como tirar a 2ª via do IPTU

Em grandes e médias cidades, os websites oficiais das Prefeituras Municipais mantém um espaço para a retirada do boleto para pagamento do IPTU. Normalmente, o procedimento é o mesmo: vá até o site da prefeitura, procure o campo IPTU. Lá você terá que digitar o número de registro do seu imóvel. Depois é só ter acesso ao boleto e imprimi-lo.

Pela internet, também é possível tirar um extrato de débito do IPTU. As certidões de quitação de débitos de tributos serão úteis na hora de uma negociação do seu imóvel. Afinal, quando você for vender uma casa ou apartamento terá que comprovar que todos os débitos estão quitados.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.