Balneário Camboriú Comemora 49 Anos Neste Sábado
Prestes a comemorar meio século de vida, neste sábado, 20 de julho, Balneário Camboriú comemora 49 anos de emancipação político-administrativa com uma série de eventos programados pela Prefeitura. Em 1964, meses após o Golpe Militar que mudou a situação política no Brasil, a cidade foi criada a partir do município de Camboriú, passando a ter o mesmo nome, mas com o adjetivo “Balneário” junto ao nome. Durante muito tempo a cidade se chamava Balneário de Camboriú, passando a apenas Balneário Camboriú em 1979.
Neste sábado o corte do bolo de aniversário da cidade acontecerá às 9h00 na Rua 3100. As 10h00 a Secretaria de Turismo promove um passeio ecológico no Rio Camboriú, com saída no Quisque 50 na Barra Sul. Também as 10h00, a Prefeitura promove um desfile cívico de aniversário. Partindo da Rua 1001 e seguindo até a Praça Almirante Tamandaré, na Avenida Atlântica, o desfile reunirá entidades, organizações, secretarias municipais e participação das forças de segurança. A programação de aniversário conta ainda com eventos como a chegada do Rally Transcatarina, a partir das 10h00 no Parque Unipraias, da Copa 49 anos de Futevôlei, na Praia Central e às 18h, no antigo Class Lounge, na Avenida do Estado, acontece o Casamento Coletivo, reunindo 49 casais que vão se unir.
Primeiros empreendimentos nos anos 1960
Além do turismo, uma das molas mestras da economia da cidade é a construção civil. Desde o início dos anos 1960, empreendimentos começaram a se expandir na área central do município. Os edifícios construídos por empresários locais e da região do Vale do Itajaí, abrigaram os primeiros residenciais de veraneio com pavimentos em Santa Catarina. Hoje com uma população fixa de 108 mil habitantes, Balneário Camboriú tem a maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2.350 habitantes por quilômetro quadrado e uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Tudo isso suporta os quase 1 milhão de visitantes que estão na cidade na temporada de verão, principalmente entre o Natal e o Ano Novo, são mais de 2,5 milhões de visitantes numa só temporada em média.
A indústria da construção civil está em franco desenvolvimento. Ano após ano, empreendimentos se espalham pela cidade. Com média de R$ 3 mil o metro quadrado, são mais de 1100 edifícios de classes média e alta. Para atender a demanda nas vendas, hoje são mais de 350 imobiliárias atendendo os mais diversos empreendimentos das construtoras e também vendas de proprietários.
Veja imagens do desenvolvimento de Balneário Camboriú:*
*Colaboração do historiador Isaque de Borba Corrêa