Balneário Camboriú registra aumento de 163% no fluxo de turistas argentinos

O turismo argentino em Balneário Camboriú cresceu expressivamente no início deste ano. Entre os dias 1º e 13 de janeiro, a cidade recebeu 5.884 visitantes vindos da Argentina, marcando um aumento de aproximadamente 163% em comparação ao mesmo período de 2024, quando 2.236 argentinos desembarcaram no município.

Os dados são do Posto de Informações Turísticas (PIT), que monitora a chegada de ônibus turísticos. No entanto, o número de visitantes pode ser ainda maior, considerando aqueles que chegam em veículos particulares ou via transporte aéreo.

Além do crescimento no número de turistas argentinos, o turismo geral na cidade também apresentou alta. No mesmo período, foram registrados 19.488 passageiros em ônibus turísticos, um aumento de 11,99% em relação aos 17.400 registrados em 2024.

Andrezza Negrini, presidente do BC Convention, destacou as razões para esse aumento: “A economia argentina tornou mais vantajoso viajar ao Brasil do que dentro do próprio país. Além disso, com a possibilidade de fazer pagamentos via PIX, muitos turistas conseguiram resolver uma antiga dificuldade com reservas antecipadas”. Segundo ela, a tendência é que o fluxo intenso continue até abril, com muitos grupos organizando viagens mais tarde e optando por transporte terrestre.

O secretário de Turismo, Evandro Neiva, reforçou a relevância do turismo internacional: “Nós já tínhamos vários indicadores sobre o aumento do turista internacional em Santa Catarina, e Balneário Camboriú é o principal destino desse público. A cidade se reinventou muito nos últimos anos, oferecendo novos atrativos que despertam o interesse do turista argentino para retornar várias vezes. Estamos observando um aumento não apenas no turismo terrestre, mas também no fluxo aéreo via Florianópolis, com muitos turistas chilenos e uruguaios vindo para Balneário Camboriú. Nossa missão é consolidar e melhorar esses números a cada ano”.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.