CTBUH declara torres do Yachthouse by Pininfarina os prédios mais altos do Brasi

yatchouse by pinninfarina

(FOTO: Angelo Borba / Divulgação) As torres estão localizadas na Barra Sul, em Balneário Camboriú

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (The Council on Tall Buildings and Urban Habitat – CTBUH*) confirmou, em sua atualização periódica de maio, que os edifícios mais altos do Brasil são as duas torres do Yachthouse by Pininfarina, na Barra Sul, em Balneário Camboriú.

Construídas pela Pasqualotto & GT, uma das torres do Yachthouse by Pininfarina tem 294,1m e a outra 294m, ambas com 81 pavimentos, totalizando 264 apartamentos.

Quatro desses apartamentos são quadriplex, coberturas com áreas de 905,15 m² a 1.033,00 m² e uma delas pertencente a Neymar Junior.

São unidades de alto padrão, com pé direito duplo, elevador exclusivo e nenhuma está à venda; mas o preço estimado por um dos proprietários é de no mínimo R$ 54 milhões, o que coloca esses apartamentos entre os mais caros do país.

Construção pioneira do seu porte no Brasil, o Yachthouse by Pininfarina envolveu a melhor engenharia para prédios altos em nível mundial, destacando-se em aspectos marcantes como:

• Maior concretagem de um prédio no Brasil, com 8.808m³ de concreto na fundação.
• Dois helipontos homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil, para receber aeronaves de até oito lugares.
• Pele de vidro com 32.000 m², assegurando vedação e conforto termoacústico.
• Chuveiros contra fogo (sprinklers) em todos os ambientes dos apartamentos, com taxa de sucesso de até 98% na extinção de incêndios.
• Elevadores que podem ser usados em qualquer situação para evacuação rápida.
• Escadas pressurizadas que garantem segurança na desocupação do prédio.
• Sistema de amortecimento que minimiza oscilações.
• Elevadores seguros que levam diretamente ao hall dos andares.
• Reconhecimento facial para acesso às áreas de lazer;
• 10 elevadores de alta performance (360 metros por minuto), mais 12 elevadores de apoio.

(FOTO: Angelo Borba/Divulgação)

• O YachtHouse possuí acesso aéreo, terrestre e náutico, com a possibilidade de guardar a embarcação na Marina Tedesco.
• 10.000 m² de área de lazer;
• 139.628,90m² de área construída.

O Yachthouse by Pininfarina também é reconhecido como um ícone do design arquitetônico, tendo conquistado, em 2020, o Prêmio de Arquitetura Americana em 2020 concedido pelo The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design, sendo o único brasileiro a aparecer na lista.

A Pasqualotto&GT

A Pasqualotto & GT, que construiu o Yachthouse by Pininfarina, atua no mercado de luxo, com edifícios acima de 50 andares, e está construindo em Balneário Camboriú o Vitra by Pininfarina (36.933,04m² de área construída) e o La Città by Pininfarina (55.154,24 m² de área construída).

The Council on Tall Buildings and Urban Habitat – CTBUH

Com escritórios na Ásia, América do Norte e Europa, o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (The Council on Tall Buildings and Urban Habitat – CTBUH) é uma organização sem fins lucrativos, integrada por centenas de milhares de profissionais, de todo o mundo, atuantes nas mais diversas áreas da construção civil, se dedicando a apontar rumos para que o adensamento populacional urbano e a verticalização sejam sustentáveis e saudáveis para as cidades.

Para mais informações sobre prédios altos acesse

SKYSCRAPERCENTER

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.