Futurologista revela tendências do mercado imobiliário

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Moradia com foco em felicidade, imóveis humanizados com ausência de paredes e maior poder de decisão das crianças na compra de um imóvel foram informações apresentadas por Marcos Araujo, um dos mais renomados estatísticos do mercado imobiliário, sobre as tendências do setor em palestra promovida pela EMBRAED Empreendimentos, em Balneário Camboriú (SC). 

Na última semana a EMBRAED Empreendimentos, referência em construções de alto luxo com matriz em Balneário Camboriú, SC,  promoveu palestra com um dos maiores nomes  em pesquisa e inteligência no mercado imobiliário, Marcus Araujo, CEO da Datastore. Na ocasião, com a presença de cerca de 50 corretores de imóveis da região, Araujo apresentou tendências do setor com foco no perfil dos consumidores, desde a geração X, nascidos entre 1965 e 1981, até a Alpha, nascidos entre 2011 a 2024.

“O que o consumidor busca hoje é um ambiente em que ele possa exercer a sua felicidade. No século 21, nesses últimos 24 anos, houve uma mudança de expectativa, pois as pessoas estão em busca de ambientes onde elas possam passar grande parte do tempo da sua vida. Eu estimo hoje em 57% da nossa existência dentro de casa, então esse lugar tem que realmente ser especial e o mercado lida com a expectativa das pessoas de adquirirem o melhor imóvel da sua vida. Um dos fatores que justifica essa busca é a nossa expectativa de vida no Brasil, atualmente a mais longa da história. Homens chegam a 76 e 78 anos e mulheres a 80 e 82, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É mais tempo, com mais qualidade de vida no melhor imóvel da vida”, afirmou Araujo.

O especialista explicou que a geração X, por exemplo, tem o perfil de adquirir diversos imóveis, desde casa, apartamento, casa de praia, chácara, entre outros. Já a geração Y chegou com a consciência de comprar o primeiro imóvel como investimento para aquisição de imóveis melhores. Por outro lado, o perfil da geração Z se baseia em comprar o melhor imóvel, considerando morar em um espaço único para o restante da vida, avaliando a localização, investimento, fácil acesso, áreas comuns, entre outros.

Com relação à geração Alpha, nascidos de 2011 a 2024, Marcus reforçou que apesar de serem crianças e adolescentes agora, já têm poder de decisão na aquisição dos imóveis pelos pais. “Um caso, por exemplo, que ocorreu em Jundiaí/SP, foi de filhos de 9 e 16 anos, geração Alpha e Z, levados pelos pais na central de vendas para adquirir um imóvel. Enquanto o mais velho mexia no celular, a irmã mais nova já havia escolhido o quarto dela e ele ficou com o menor quarto”, contou.

Outro dado importante que impacta na compra dos imóveis é a densidade domiciliar. Segundo o último censo divulgado pelo IBGE, em 2022, o número de pessoas por imóvel caiu de 3,3 (2010) para 2,8. “Isso significa que tem pouca gente dentro de casa e as paredes, hoje, atrapalham. As paredes eram muito necessárias entre 1970 e 1990, pois as famílias eram muito grandes. Porém, a partir de 1994, com a chegada do Plano Real e a estabilidade da nossa moeda, houve a fusão do mercado imobiliário com o mercado financeiro, oferecendo uma solução de longo prazo. E então as pessoas começaram a ter as suas próprias casas”, explica. 

Segundo o especialista, a remoção de paredes humaniza o imóvel. E as construtoras e incorporadoras já se adequam a este perfil de consumidor. 

Além disso, ele destacou a importância de manter um padrão de qualidade. “A EMBRAED, na minha análise, se traduz em elegância, são empreendimentos muito bem construídos, localizações incríveis e produtos muito exclusivos. Este conjunto de ofertas realmente tende a valorizar e estão de acordo com as expectativas do mercado. Ou seja, são empreendimentos que são mundos. Se a pessoa quiser ficar somente no seu empreendimento e desfrutar do melhor da vida, ela terá”, completa.

Em relação a Balneário Camboriú, o especialista afirma que a cidade oferece infraestrutura, serviços e atrações que agregam ao cenário do mercado imobiliário. “Muitos compradores que têm capital, brasileiros ou estrangeiros, adquirem imóvel aqui como forma de investimento, mas também com a intenção de, lá na frente, usufruir, para o lazer ou moradia. Além disso, o mercado comprador de Balneário Camboriú é muito vasto e aqui há uma faixa muito estreita de terra disponível à beira-mar, que é supervalorizada. Então é uma oferta excepcional que hoje, praticamente não se encontra e não tem paridade com nenhum outro lugar no Brasil. Pelo contrário, se compara a alguns modelos internacionais”, explica.

Além de empresário, Marcus Araujo também é escritor e autor de obras de grande sucesso como: “Meu Imóvel, Meu Mundo”, “Meu Imóvel, Meu Mundo Kids” e “Mentes Saudáveis, Lares Felizes” em co-autoria com Augusto Cury. Em outubro, será lançado o livro “Meu Imóvel, Meu Mundo Pets”, onde o especialista irá abordar as influências dos pets na vida dos consumidores e, consequentemente, na escolha do melhor imóvel.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.