O que os ricos e super-ricos buscam em imóveis de luxo? Conheça tendências globais

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Estudos globais mostram  que as prioridades de compra nesse segmento estão mudando, e refletem em um novo estilo de vida e valores. No Brasil, a cidade do litoral norte catarinense, Balneário Camboriú, tem um dos mercados mais valorizados do país, onde moradores e investidores de alta renda encontram alta liquidez e valorização, além de empreendimentos e projetos inovadores.

Os mercados imobiliários de luxo ao redor do mundo têm se adaptado a novos perfis de consumidores, que agora buscam mais do que apenas status. Sustentabilidade, personalização, tecnologia, saúde e investimentos rentáveis estão moldando um novo panorama de consumo. Quando falamos de “ricos” e “super-ricos”, é importante entender as diferenças entre esses dois perfis. Os “ricos” são aqueles com um patrimônio líquido que varia geralmente entre US$ 1 milhão e US$ 30 milhões, enquanto os “super-ricos”, ou UHNWIs (Ultra High Net Worth Individuals), possuem mais de US$ 30 milhões em ativos. No Brasil, Balneário Camboriú, cidade do litoral norte de Santa Catarina conhecida por seus arranha-céus de luxo, virou reduto de pessoas de alta renda e o mercado imobiliário é o grande atrativo. A cidade figura entre as mais valorizadas do país, o que é um fator significativo para compradores que buscam não apenas um lar, mas também uma forma de diversificar seus ativos. 

Com edifícios que estão entre os mais altos e sofisticados da América Latina,  como é o caso do recente anúncio do empreendimento Senna Tower, que será o residencial mais alto do mundo e que leva o nome do ídolo da F1, além de prédios com assinaturas de famosos arquitetos, paisagistas e de marcas internacionais, os espaços da cidade que possui uma das menores áreas territoriais do estado expandiram para o luxo e às alturas, conforme conta o especialista em investimentos imobiliários de alto padrão de Balneário Camboriú Bruno Cassola.  

Segundo o The Wealth Report 2024, estudo global que avalia as tendências de riqueza e investimentos ao redor do mundo, além de privacidade e segurança, os super-ricos estão cada vez mais atentos à sustentabilidade e ao design exclusivo de seus imóveis. Esses consumidores procuram propriedades que ofereçam eficiência energética e integração com o meio ambiente, o que reflete uma mudança nas prioridades do setor de luxo. Certificações verdes, áreas projetadas para a maior conexão com o mar e a natureza, jardins suspensos e até experiências sensoriais em paisagismo são alguns exemplos em Balneário Camboriú. 

Outro estudo relevante, o Real Estate Predictions 2024, da Deloitte, empresa internacional de consultoria, aponta que o bem-estar tem se tornado um fator determinante, o que tem levado construtoras da cidade catarinense, conforme conta Bruno Cassola, a investirem nas mais diversificadas experiências em espaços de massagem, beleza e terapias de longevidade inspiradas em grandes spas internacionais, além de academias completas com equipamentos de última geração. “Os clientes de alta renda não se contentam mais apenas com o padrão do imóvel, essa qualidade precisa estar aliada a uma série de fatores, desde a procedência da construtora até as tecnologias sustentáveis empregadas e áreas amplas que garantam privacidade, bem-estar e conforto”, explica Cassola.

Além disso, o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicado em 2023, revela que, no Brasil, a personalização dos acabamentos, a exclusividade e a proximidade com centros urbanos são fatores relevantes para os ricos e super-ricos.

“As construtoras de Balneário Camboriú já oferecem, além de fachadas e interiores com assinaturas de grifes, serviços completos de personalização, permitindo que o cliente altere o interior do apartamento, desde o layout da planta até a escolha de acabamentos e revestimentos. Além disso, é possível receber o imóvel totalmente mobiliado e decorado, com peças de  renomados designers”, destaca Cassola, que tem quase 20 anos de atuação no mercado imobiliário de luxo. 

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.