Ousadia arquitetônica: piscina de vidro suspensa em fachada. Entenda como é possível

Architects Office

Architects Office

Com projeto arquitetônico inovador que já ganhou até prêmio internacional, Infinitá Treehouse surpreende com piscina de 1,2 metros de profundidade na varanda.  Foram utilizados vidros com espessura de até 55mm, desenvolvidos e testados pela maior produtora de vidros da América do Sul, e estrutura com concreto protendido em lajes nervuradas. 

Itajaí, um dos principais polos de valorização imobiliária do Brasil e que já ocupa a terceira posição no ranking nacional, abriga uma obra arquitetônica que promete redefinir os padrões de luxo e inovação na construção civil. O Infinitá Treehouse, empreendimento assinado pelos renomados escritórios Triptyque & Architects Office e que está sendo construído pela Blue Heaven Empreendimentos, em Itajaí/SC, introduz um elemento inédito no cenário imobiliário do Sul do país: uma piscina de vidro suspensa na fachada do edifício. 

A inspiração para incluir essa piscina de vidro na varanda dos apartamentos surgiu do desejo de integrar o mar e a natureza ao ambiente interno das unidades e com isso criar uma conexão entre o residencial e a paisagem natural que circunda o empreendimento. Para preservar a vista privilegiada para a Marina Itajaí e a Mata Atlântica, a laje foi rebaixada, o que  resultou em um design que se tornou o ponto focal da fachada. “Ao trazer o mar para dentro das unidades em forma de piscina, criamos uma integração perfeita com o entorno para oferecer uma experiência visual única aos moradores”, explica Fabrício Bellini, CEO da Blue Heaven Empreendimentos.

“A segurança estrutural da piscina de vidro, que tem 1,2 metro de profundidade, é garantida pela utilização de vidros com espessura de até 55mm, desenvolvidos e testados pela maior produtora de vidros da América do Sul. A equipe de engenharia enfrentou e superou desafios técnicos consideráveis para garantir a integridade e durabilidade da estrutura. Para isso utilizou técnicas avançadas como a aplicação de concreto protendido em lajes nervuradas. Essa abordagem não apenas assegurou a sustentação da piscina, mas também contribuiu para a estética inovadora do edifício”, detalha o engenheiro civil, Natã Melo dos Santos, da Exponent Engenharia, responsável pela pelo projeto de estrutura do empreendimento. 

Além da piscina de vidro, o Infinitá Treehouse impressiona por suas soluções arquitetônicas e tecnológicas de ponta. Os apartamentos, com metragem que variam entre 350 m² e mais de 805 m², são praticamente cercados por vidro do chão ao teto, proporcionando aos moradores uma vista panorâmica e ininterrupta da natureza ao redor. A fachada do edifício é composta por jardins suspensos que reforçam a conexão com o meio ambiente e criam um “quadro vivo” que muda de acordo com as estações do ano.

O empreendimento, localizado próxima da Beira-Rio e próximo às praias, uma das áreas mais valorizadas de Itajaí, já conquistou reconhecimento internacional ao receber o prêmio Rethinking the Future | Global Architecture & Design Awards 2023, que celebra obras excepcionais que promovem a reflexão sobre o futuro por meio da arquitetura e do design.

“A Blue Heaven Empreendimentos investe na inovação e na qualidade como pilares da sustentabilidade e para atrair um público exigente, que busca não apenas um lar, mas uma experiência de vida em harmonia com a natureza. A piscina suspensa é apenas um dos muitos diferenciais deste empreendimento icônico, que coloca Itajaí no mapa da arquitetura de vanguarda e oferece aos seus moradores um padrão de vida elevado, em completa sintonia com o meio ambiente”, complementa Bellini.

O Infinitá Treehouse também se destaca por sua localização estratégica, a poucos minutos de Balneário Camboriú, e por oferecer um lifestyle exclusivo, com apartamentos avaliados entre R$ 7 milhões e R$ 22 milhões, sendo este último o valor da cobertura triplex com mais de 760 m² privativos. O apartamento decorado,  disponível para visitação, é uma verdadeira mostra arquitetônica, equipada com peças de design de renomados artistas brasileiros, como Jader Almeida e Sérgio Rodrigues, além de contar com automação de última geração.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.