Prefeitura de Balneário Camboriú adota medidas para fortalecer a Defesa Civil Municipal
Durante uma reunião realizada neste domingo (19) com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), a Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou medidas imediatas para o fortalecimento da Defesa Civil municipal. Entre as ações destacam-se a nomeação de dois novos agentes e a elaboração de um Projeto de Lei para criar oficialmente o Conselho Municipal de Defesa Civil, que será encaminhado à Câmara de Vereadores nos próximos dias.
A prefeita Juliana Pavan também determinou a suplementação de R$ 200 mil ao Fundo Municipal de Defesa Civil. “Encontramos uma Defesa Civil desestruturada, e as fortes chuvas anteciparam nosso plano de fortalecê-la. Esses recursos serão usados para adquirir suprimentos e garantir uma resposta rápida em futuros eventos climáticos. Paralelamente à recuperação do município e ao apoio às famílias atingidas, iniciamos essas ações prioritárias”, explicou a prefeita.
Outra medida anunciada foi a priorização da reforma de um imóvel no bairro Ariribá, que será a nova sede da Defesa Civil. “Já contamos, inclusive, com uma emenda do deputado Napoleão Bernardes para viabilizar essa reforma”, acrescentou Juliana.
Ações emergenciais e suporte às famílias
Atualmente, nenhuma família permanece alojada em abrigos, mas a Secretaria de Assistência Social informou que os espaços no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), no Bairro das Nações, e no Centro Comunitário da Barra estão preparados para atender a possíveis novas demandas.
A secretaria também reforça que famílias afetadas pelas chuvas da última quinta-feira (16) e que sofreram perdas ou prejuízos devem registrar o ocorrido no CRAS mais próximo de sua residência, apresentando documento de identidade. O registro é necessário para acesso a doações e possíveis auxílios.
Contatos importantes:
- Telefone CRAS: (47) 99982 1919 / (47) 99982 1827
Essas medidas demonstram o compromisso da administração municipal em fortalecer a estrutura da Defesa Civil e garantir a proteção e o suporte à população em situações de emergência.