Procura de argentinos por imóveis em Balneário Camboriú cresce 45% com câmbio favorável
A valorização imobiliária de Balneário Camboriú, aliada à desvalorização do real, tem atraído investidores estrangeiros em busca de segurança patrimonial e rentabilidade. A cidade, conhecida como a “Dubai Brasileira”, segue na liderança do ranking nacional do metro quadrado mais caro, impulsionada por obras de infraestrutura como a nova orla da Praia Central, que transformará a Avenida Atlântica no maior parque linear do Brasil, além de grandiosos atrativos turísticos previstos, da vinda de edifícios emblemáticos com assinaturas de grifes mundiais e imóveis ultra luxuosos em praias agrestes, somados ao alto índice de qualidade de vida, segurança, mobilidade e belezas naturais.
O mercado imobiliário de Santa Catarina vive um novo ciclo de valorização impulsionado pelo crescente interesse de investidores estrangeiros, principalmente argentinos. Com a desvalorização do real e a alta do dólar, a compra de imóveis no Brasil se tornou um excelente negócio, especialmente para os vizinhos sul-americanos que têm invadido o litoral catarinense neste verão. Dados do Ministério do Turismo mostram que, em janeiro de 2025, o Brasil bateu o recorde de turistas internacionais, o maior já registrado desde 1970, e o fluxo cresceu 34% em relação a janeiro de 2024. O número de argentinos no país praticamente dobrou no mês de janeiro, passando de 452.136 argentinos em 2024 para 870.318 neste ano. A proximidade com os outros países do Mercosul facilitou a vinda de público internacional ao Sul do país. Santa Catarina registrou 198.720 turistas externos, especialmente argentinos.
O turismo internacional também tem refletido no mercado imobiliário. A Sort Investimentos, empresa especializada em investimentos imobiliários de alto padrão, observou nos últimos meses um aumento de 45% na procura de argentinos por imóveis em Balneário Camboriú, cidade que lidera o ranking de metro quadrado valorizado no Brasil.
“A procura por imóveis em Balneário Camboriú por estrangeiros, especialmente argentinos, nunca esteve tão aquecida. O mercado local já é consolidado por ser o mais valorizado do país, e agora, com o poder de compra dos argentinos fortalecido em relação ao real, constatamos um aumento significativo no volume de negociações. Esse público busca imóveis como forma de investimento e também como segunda residência, aproveitando a qualidade de vida, as belezas naturais, as nossas praias com águas quentes e a valorização contínua da cidade”, destaca Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos.
Balneário Camboriú sempre foi um dos destinos favoritos dos argentinos desde a década de 1980, sendo presença constante durante a alta temporada de verão. No entanto, esse fluxo, antes restrito ao turismo, se intensificou no último ano com a forte variação cambial, e tornou a cidade não apenas um local de lazer, mas também um ponto estratégico para investimentos imobiliários de estrangeiros. Com um real mais acessível para a moeda dolarizada, muitos argentinos passaram a adquirir imóveis pela acessibilidade para garantir propriedades de alto padrão comparado com a relação custo benefício dos imóveis na Argentina, além de uma forma de proteção patrimonial e potencial de alta rentabilidade.
“Tanto estrangeiros quanto brasileiros com poder de compra e que não precisam recorrer a financiamentos bancários que investirem agora em Balneário Camboriú vão ter um excelente retorno a longo prazo e, no caso do público internacional, aproveitar este momento de diferença cambial é uma excelente estratégia. A cidade já tem o mercado imobiliário mais sólido do país, não para de crescer por vários anos e tende a valorizar ainda mais. Obras de infraestrutura, como a nova orla da Praia Central, que transformará a Avenida Atlântica no maior parque linear do Brasil, vão elevar ainda mais a qualidade de vida e o potencial de valorização dos imóveis. Além disso, há inúmeras outras novidades previstas desde a ampliação de acessos, posto alfandegado para cruzeiristas, e grandes atrações, de parque da neve a mirante de vidro”, comenta Renato.
Outra justificativa é a vinda de grandes investidores da construção civil trazendo empreendimentos cada vez mais emblemáticos para a região. “ Já foi anunciado um hotel 6 estrelas assinado pela rede Emiliano, edifícios de grifes como Armani Caza, Senna, Artefacto e Tonino Lamborghini, prédios com complexos gigantescos voltados para o bem estar e saúde, e projetos ultra luxuosos em praias agrestes emoldurados entre rochas e piscinas suspensas. Este é o momento ideal para quem quer entrar no mercado e garantir um investimento altamente rentável e com ótima liquidez”, conclui Renato.