Qualidade de vida e meio ambiente: mercado imobiliário catarinense inova com base nas tendências mundiais
A valorização da qualidade de vida tem redefinido o mercado imobiliário no Brasil, com alta de 45,3% nas vendas, conforme dados da Abrainc. Após a pandemia, os brasileiros priorizam imóveis integrados à natureza e conceitos voltados para a sustentabilidade em regiões mais tranquilas. O Amazon Parques & Resorts em construção em Penha, Santa Catarina, é um exemplo notável dessa tendência o que refletirá em crescimento para a região de Penha, no litoral de SC, ao oferecer experiências imersivas inspiradas na Amazônia, integradas à biodiversidade e à cultura brasileira.
A pandemia e a ascensão do trabalho remoto redefiniram as escolhas dos brasileiros sobre onde viver e investir em lazer, intensificando a busca por imóveis em regiões mais tranquilas, como cidades litorâneas e do interior. A qualidade de vida, antes vista como diferencial, se tornou prioridade e transformou esse cenário no Brasil, um país valorizado pela diversidade natural e cultural. A busca por uma vida mais saudável e equilibrada também impulsionou o mercado imobiliário e nesse sentido a qualidade de vida se consolidou como essencial na escolha de imóveis. Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 57% dos consumidores preferem projetos integrados à natureza, e 56% estão interessados em pagar mais por empreendimentos sustentáveis.
Um exemplo é o Amazon Parques & Resorts, complexo turístico e hoteleiro em construção na cidade de Penha, Santa Catarina, perto do Beto Carrero World, que traz como tema a Amazônia, único empreendimento com esta temática no mundo, um dos cartões-postais mais icônicos do país. Com foco nas riquezas naturais e culturais do Brasil, o projeto paisagístico da obra prevê plantas típicas da Amazônia, como Vitória-régia, Palmeira Triângulo, que pode chegar a 8 metros de altura, e pés de açaí. O empreendimento reforça a brasilidade e evidencia a adaptação do mercado imobiliário às demandas de um público que valoriza o contato com a natureza e o bem-estar.
Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), as vendas de imóveis cresceram 45,3% em comparação ao ano anterior. Esse crescimento reflete diversos fatores, incluindo mudanças nos hábitos de consumo acelerados pela pandemia de COVID-19. Muitos brasileiros passaram a valorizar mais o espaço de moradia, optando por imóveis com áreas externas e localizados em bairros tranquilos. Além disso, incorporadoras e construtoras têm apostado em inovações, oferecendo opções sustentáveis, espaços pet-friendly e áreas de coworking dentro do empreendimento.
“Dentre os principais diferenciais da Amazon Parques & Resorts, a temática inspirada na Amazônia, aliada à arquitetura única e ao compromisso com a sustentabilidade, se destaca como um grande atrativo para o público. O complexo turístico já possui quatro salas de vendas espalhadas pelo país para atender à crescente demanda”, explica o presidente da Associação EMPRESARIAL de Penha, ACIPEN Márcio Piccoli, que também é diretor de operações do Amazon Parques e Resorts, complexo turístico e hoteleiro.
Com mais de 200 unidades distribuídas em três torres, ocupando uma área total de 20 mil m², o resort oferece uma experiência imersiva que celebra a biodiversidade e a cultura da Amazônia.
“O Amazon Parques & Resorts representa um novo perfil de investimento, focado em evidenciar as riquezas naturais e culturais do Brasil. A proposta está em sintonia com a tendência global focada em destinos que promovem o bem-estar, a cultura local e o contato direto com o meio ambiente”, comenta Piccoli.