Título de Capitalização
Alugar um imóvel não é uma tarefa das mais simples. Além de ser preciso fazer toda pesquisa e negociação para encontrar um local que se encaixe com as suas perspectivas, também é necessário se preocupar com as garantias que você dará ao locador. Essas garantias normalmente passam pela figura do fiador ou pela caução de imóveis. Uma alternativa a essas duas opções é fazer um título de capitalização para o aluguel de imóveis. Se você não sabe como funciona a capitalização, confira logo abaixo.
O que é título de capitalização?
Um título de capitalização é uma espécie de título de crédito feito, principalmente para investimentos. Acontece da seguinte forma: você coloca o dinheiro no título de forma pré-fixada (de 12 a 36 meses) e ao final desse prazo, você pode retirar esse valor. Normalmente, o valor de retirada do título de capitalização é acrescido da correção monetária. No final, o investimento acaba sendo menor do que de uma conta poupança.
Além do investimento, há a possibilidade de você ser sorteado e ganhar um prêmio. Algo inerente a todos os títulos de capitalização é a premiação oferecida aos investidores. Normalmente, o sorteio é feito com base nos número da Loteria Federal. Os grandes bancos como Itaú, Caixa Econômica Federal, BB, Bradesco e Santander possuem programas para esse recurso. Sorteios, como a Tele Sena, também são considerados títulos de capitalização.
Ter um Título de Capitalização é um bom negocio?
Os baixíssimos juros e a obrigatoriedade de deixar o dinheiro “parado” por um prazo pré-determinado fazem dos títulos de capitalização um mau investimento. Por outro lado, a necessidade de deixar o dinheiro investido faz do título uma boa alternativa para ser usado como garantia de aluguel.
Em relação a uma conta poupança, o título de capitalização é um tipo de investimento mais confiável para fechar negócios. Exemplo: se você for fechar um título de capitalização para garantia de aluguel só poderá mexer nessa conta ao fim do contrato. Nem você, nem a instituição poderão mexer no dinheiro.
Como declarar título de capitalização
Uma coisa que é preciso ficar atento é em relação à declaração de IRPF dos investimentos em títulos de capitalização. É preciso declarar os investimentos no imposto de renda. E se os ganhos com o título de capitalização forem maiores do que a faixa do imposto de renda que recebe isenção, você deve fazer a declaração do que foi investido.
Há de se tomar cuidado com a declaração dos seus investimentos. A Caixa Econômica Federal tem um guia para declaração dos títulos de capitalização em imposto de renda. Confira no link como fazer a declaração e boa sorte no seu aluguel.