Uso de robótica na rede de ensino de Balneário é destaque na Folha de São Paulo
No último final de semana a Secretaria de Educação da Prefeitura de Balneário Camboriú foi destaque no jornal Folha de São Paulo, pelo uso de robótica no ensino fundamental da rede pública de ensino. Segundo o jornal, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Carrossel, um dos vários da cidade, foram os primeiros a experimentarem a educação de uma forma lúdica através de um robozinho chamado Rope, desenvolvido por pesquisadores da área de conhecimento da Univali.

Reprodução site Folha de SP: crianças aprenderão com ROPE.
O Robozinho tem 44 programações diferentes e emite luzes, sons e anda sozinho. O brinquedo é uma forma de despertar nas crianças, a curiosidade sobre diversos temas e áreas. Outras unidades de educação do município também receberão uma unidade do robozinho, que segundo a Univali, tem um custo muito baixo para ser fabricado.
O Projeto ROPE – Brinquedos de Programar, uma parceria entre a Prefeitura, Univali e Ministério Público, foi desenvolvido para crianças da Educação Infantil, o “ROPE” é um brinquedo permite trazer a tecnologia para a sala de aula, de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. O robozinho simpático, feito de madeira, funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, e ainda um botão para a execução dos comandos.
Outros 10 Núcleos de Educação Infantil também receberão os robôs. Esses pequenos robôs vão despertar nas crianças o raciocínio lógico, noções de programação. Tudo isso num ambiente de inovação, num ambiente lúdico para que nós possamos aos poucos despertar e familiarizar a educação com a inovação, a tecnologia para uma melhor formação das crianças.
Com o ROPE podem ser trabalhados conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil. O projeto está sendo desenvolvido há 03 anos e envolveu acadêmicos, professores, mestrandos e doutores. O projeto visa levar tecnologia inovadora para a educação infantil, sem levar as crianças para um laboratório de informática, conectadas em frente a tela do computador. O robô estará na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar, e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis pela sua programação. São eles que vão dar os comandos ao brinquedo.